Café Cantina

Logo-Cafe-Cantina

ROMA: NHOQUE A MANDIOQUINHA

O nhoque é uma receita tradicional italiana, e sua grafia original era gnocchi, que significa, pedaços ou pelatos. Por mais incrível que pareça, o nhoque “nasceu” em outra região. A massa, ou algo semelhante a ela, já era produzida no Oriente Médio durante os tempos antigos. Quando os romanos começaram a explorar a área, levaram de volta com eles a receita de nhoque e várias outras coisas para aplicar em sua própria cultura.

Na Itália as mulheres usaram sua imaginação ao criar receitas durante épocas de pobreza, isso sem um ingrediente básico para a sua culinária, que não faltava para os ricos, mas faltava para os pobres: a farinha. Para criar essa receita, elas utilizavam restos de pão ralado, um pouquinho de farinha e água. A massa era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. Até a idade média esse prato era chamado de maccheroni.

De tão delicioso, o nhoque logo caiu nas graças dos mais ricos e se popularizou, tornando-se a iguaria que conhecemos hoje, onde as diferentes variedades desse prato também foram criadas. O nhoque é apreciado onde quer que a culinária italiana seja popular, e no Café Cantina é preparado com mandioquinha, salsa ao molho napolitano e pedaços de brie. O nosso endereço é Rodovia SP 340, Km 166, Mogi Mirim.